sexta-feira, 25 de setembro de 2009

OFICIALIZADA CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE JARAGUÁ DO SUL

Aconteceu nesta quarta-feira, 23, a criação do Observatório Social de Jaraguá do Sul. Concebido para ser um instrumento de acompanhamento pela sociedade quanto à gestão do orçamento e visando à transparência e maior eficiência da administração pública, o Observatório Social já existe em mais de 30 cidades em diversos estados brasileiros.

Protocolo de Intenções para dar início à estruturação do órgão será assinado durante a plenária do PROJARAGUÁ – Fórum Permanente de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul no próximo dia 30, às 19 horas, no auditório do SESI (Rua Walter Marquardt, 835).

O PROJARAGUÁ foi o estimulador da criação do Observatório, meta que integra as ações de uma das suas câmaras técnicas, voltada a buscar boas práticas que possam ser efetivadas no município.

A aprovação do projeto ocorreu durante encontro na sede do PROJARAGUÁ, que funciona junto ao Centro Universitário (UNERJ), com a participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Conforme o presidente do PROJARAGUÁ, Anselmo Ramos, o projeto de criação do Observatório Social vem sendo desenvolvido há algum tempo.

Para buscar subsídios, foram realizadas visitas a projetos semelhantes já instalados em Maringá (PR) e em Itajaí, consideradas cidades-referência no assunto.

Deise Cristina Wischral, coordenadora da Câmara Temática de Boas Práticas, e Newton Elizeu Burdzaki, conselheiro consultivo do PROJARAGUÁ, colocam que o Observatório será um mecanismo de monitoramento da execução orçamentária, com relação à aplicação dos recursos públicos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e a qualidade dos serviços prestados.

Aspectos como licitações públicas e posteriormente o acompanhamento na execução de obras públicas, verificando desde qualidade do projeto e custos da obra fazem parte da preocupação do Observatório, que vai integrar o Instituto de Cidadania Fiscal, uma rede nacional que compartilha informações e experiências de todo o País - http://www.cidadaniafiscal.com.br/.

“Trata-se de um instrumento de cidadania, previsto na Constituição federal, que se propõe a contribuir para a correta gestão dos recursos públicos. O Observatório não é contra o administrador público, mas sim a favor de que os recursos dos contribuintes tenham aplicação adequada”, destacou o professor Jonas Tadeu Nunes, do Observatório Social de Itajaí, que acompanhou a reunião.

Após a criação oficial do Observatório Social, a ACIJS – Associação Empresarial ficou responsável pela elaboração do Protocolo de Intenções e pelos contatos com entidades que representam a comunidade, para a formulação do documento e início da sua implantação.

Assessoria Corporativa de Comunicação CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul
Ronaldo Corrêa – TEL (47) 9964-3233 / imprensa@cejas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário