terça-feira, 1 de setembro de 2009

CT PATRIMÔNIO HISTÓRICO INICIA ATIVIDADES COM REUNIÃO ZERO

A Câmara Temática de Patrimônio Histórico iniciou nesta segunda, dia 31 de agosto, suas atividades com a realização da Reunião Zero.

Participaram da reunião: Ronaldo Lima - Coordenador da CT, Dalmary Rubio, Cristiane Aldrovandi, Everton S. Bitencourt, Silvana A. Pretto, Amanda S. de Oliveira, Daniele Ehlert, Cláudia B. Eing Flesch, Almir Meneghoti, Dirce T. Nunes e Agostinho Zimmermann - Presidente da UJAM.

Após a apresentação institucional do PROJARAGUÁ o grupo debateu alguns conceitos trazidos pelo Coordenador, Ronaldo Lima, como: o que é Patrimônio Histórico, histórico do IPHAN, classificação de Patrimônio em Material e Imaterial.

A diretriz que o grupo irá desdobrar para desenvolvimento de seus projetos, conforme o Planejamento Jaraguá 2030, é:

- Promover gestão compartilhada (poder Público e Sociedade Civil) do Patrimônio Cultural do Município, seja de natureza material ou imaterial, identificando e protegendo, promovendo a sua sustentabilidade física, econômica e social;

O grupo levantou a necessidade de alinhar os trabalhos entre a CT e o COMPHAAN (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural), que a princípio, parece ter objetivos muito semalhantes. As representantes do COMPHAAN presentes esclareceram que este Conselho também é formado por representantes da sociedade civil, e ficou acordado que nas próximas reuniões será apresentado o propósito do COMPHAAN.

As reuniões acontecerão na terceira 2. Feira do mês, sendo a próxima reunião no dia 21 de setembro, às 19h30, na empresa Lima & Lima Arquitetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário